6 mil hectares de copas de caju improdutivo serão substituídas

22/05/12

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), lança oficialmente, nesta quarta-feira (23), em solenidade no município de Ocara, o Programa de Revitalização da cajucultura, em 2012. Dentro deste projeto, a SDA vai fazer a substituição de 6 mil hectares de copa improdutivas enxertando-as  com gemas de  cajueiro anão-precoce, beneficiando 1071 produtores cearenses.

Ao todo serão investidos R$ 3 milhões de reais na substituição das copas improdutivas em 61 municípios das Regiões Metropolitana de Fortaleza, Litoral Oeste, Sobral e Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, Litoral Leste e Vale do Jaguaribe. A substituição de copa diminui o porte da planta, facilitando a colheita do caju e aumentando a produtividade em até 400%.

Antes da solenidade haverá visita técnica a uma plantação de caju, beneficiada pelo projeto substituição de Copas, na qual os técnicos poderão constatar os resultados do investimento do Governo do Estado no plantio do caju anão-precoce.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a cultura do caju é uma das mais importantes do Ceará, provenientes da agricultura familiar. “Nosso desafio é aumentar a produtividade com a distribuição de 800 mil mudas de caju anão-precoce. Vamos substituir os cajueiros improdutivos pelo caju anão-precoce, para no mínimo dobrar a produção dos agricultores”.

Fonte: Portal do Governo do Ceará