Cadeia Produtiva

cadeiaprodutiva

O que é:

A Cadeia Produtiva do Caju engloba todas as atividades relacionadas a produção,industrialização,comercialização local ou a exportação de produtos originados do fruto – amêndoa da castanha,óleos vegetais e sucos A Cadeia representa um sistema que abrange desde a colheita do caju,da castanha,passando pelo beneficiamento, até chegar ao consumidor..O levantamento a seguir é correlato as atividades desenvolvidas pelo agronegócio e agroindustrial do Caju.

O que abrange:

A Cadeia Produtiva da cajucultura está presente hoje em 60 municípios zoneados e exerce um importante papel socioeconômico no Estado. Destaca-se na produção de alimentos e na geração de empregos – 25 mil no campo e 16 mil na indústria. A Cadeia ocupa o 2º lugar na pauta de exportações do Ceará, com a arrecadação de, aproximadamente US$ 150 milhões com a comercialização de amêndoas de castanha. A produção estimada para 2008 é de 120 a 130 mil toneladas. Com esses números,o Caju é recordista na pauta de exportações do estado do Ceará. Ele representa 11,46% do total exportado, ficando atrás apenas dos calçados.Dados preliminares, de janeiro a junho de 2009,contabilizam mais de U$87 milhões em exportação de amêndoas de caju.