Perfil do setor

O Agronegócio do Caju tem a sua fonte geradora no cajueiro, árvore típica do Nordeste, cultivada aproximadamente em 700 mil hectares distribuídos nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia, proporcionando uma safra anual de castanhas de caju em torno de 320 mil toneladas. A castanha de caju “in natura” é a matéria prima utilizada pela indústria de processamento, que dela obtém a amêndoa de castanha de caju (ACC), e extrai o líquido da casca da castanha (LCC) , produtos destinados à exportação. Atualmente o Brasil ocupa o terceiro lugar na produção mundial de castanha de caju “in natura”, e também na oferta de amêndoas de castanha de caju, sendo amplamente reconhecido pela boa qualidade de suas amêndoas e, principalmente, pela confiabilidade de seus fornecedores. Na região Nordeste a cadeia produtiva do caju é responsável por mais de 300 mil empregos, distribuídos na atividade agrícola, industrial e serviços. O parque industrial é composto por 12 (doze) unidades processadoras, com capacidade de processar até 420 mil toneladas de ACC e 45 mil toneladas de LCC. No ano de 2008, as divisas geradas com as exportações representaram US$196 milhões para a região, tendo o Ceará participado com US$146 milhões (75%), figurando a amêndoa de castanha de caju no 1º item da pauta de exportação do Estado. São números significativos que foram alcançados pelos visionários que a partir da década de 70 acreditaram que a castanha de caju poderia ser uma das formas de gerar riqueza no Nordeste e empregos no campo e na cidade. Ao disponibiliza-los para consulta pública neste site o SINDICAJU, entidade que congrega as empresas de beneficiamento de castanha de caju, pretende levar ao conhecimento de todos os segmentos da sociedade os dados e informações que demonstram a importância do Agronegócio Caju para economia do Ceará, do Nordeste e do País, e atrair para o setor novos visionários que acreditem que em futuro próximo poderão compartilhar conosco o sucesso de números ainda mais significativos.

Fonte:Antônio Lúcio Carneiro – presidente do Sindicaju